Campanha de testes de emissões TRUE é lançada em São Paulo, no Brasil

Main Image
Os testes são os primeiros do tipo na cidade de São Paulo a avaliar a crescente poluição do ar da maior área urbana do Brasil.
Os testes são os primeiros do tipo na cidade de São Paulo a avaliar a crescente poluição do ar da maior área urbana do Brasil.

Uma nova campanha de testes foi lançada pela iniciativa TRUE, a primeira do tipo na cidade de São Paulo, para combater o aumento da poluição do ar no maior ambiente urbano do Brasil.

Os testes de emissões começaram nas ruas da capital paulista no início deste mês para coletar, pela primeira vez, dados reais de emissões da frota de veículos da cidade. Considerada o centro financeiro do Brasil e um importante hub para a América Latina, a frota urbana de São Paulo registra mais de 8 milhões de veículos. O crescente número de veículos contribui não apenas para o aumento do congestionamento, mas resulta também em baixa qualidade do ar, o que aumenta a probabilidade de efeitos adversos para a saúde dos cidadãos, incluindo doenças respiratórias e cardiovasculares.

O início desta campanha de testes remotos no Brasil expande o trabalho da Iniciativa TRUE na América Latina, usando como referência as experiências anteriores na Cidade do México e em Bogotá. No entanto, São Paulo oferece uma oportunidade única para trabalhar tanto em níveis local quanto regional. Os parceiros locais da iniciativa TRUE incluem as entidades Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Análises técnicas são fornecidas pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), além do apoio da Fundação FIA.

Sensores instalados pela OPUS RSE irão capturar as emissões em tempo real dos veículos em pelo menos cinco locais em São Paulo. Durante a campanha, estima-se que dados de mais de 150.000 veículos serão coletados em um período de quatro semanas, com medições de emissões dos poluentes monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), óxido de nitrogênio (NO), dióxido de nitrogênio (NO2), material particulado (PM) e amônia (NH3), todos relativos ao dióxido de carbono (CO2).

O objetivo principal da campanha de testes é fornecer à CETESB uma imagem atualizada das emissões reais da cidade, e identificar categorias específicas de veículos com altas emissões e seu tipo de combustível correspondente. Além disso, esta campanha ajudará a determinar as origens desses veículos, marcando seus dados de registro como sendo dentro ou fora da cidade.

Ao passo em que o governo federal desenvolve planos para implementar o recém-lançado Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), os formuladores de políticas buscam recomendações sobre programas de incentivo, regulamentações de combustíveis e oportunidades de pesquisa e desenvolvimento. Esta campanha fornecerá dados sobre a eficácia atual do PROCONVE enquanto padrão nacional de emissão veicular, à medida em que são considerados novos programas de regulamentação e incentivos para veículos híbridos e de emissão zero. No nível regional, as eleições para a prefeitura de São Paulo, que ocorrem ainda este ano, também podem influenciar a direção futura das políticas para a cidade.

Essa análise da iniciativa TRUE ajudará a cidade a entender como os dados podem ser utilizados para desenvolver novas políticas de transporte, que reduzam as emissões de poluentes, com um estudo completo analisando os resultados dessa campanha de testes disponível ainda este ano.